Adalberto Lentz Imóveis Novo Hamburgo

Adalberto Lentz Imóveis Novo Hamburgo

Saiba quais são as condições para aprovar um financiamento na compra de um imóvel

O Financiamento de imóveis é sempre uma tarefa trabalhosa para quem quer ter uma casa própria. E a aquisição deste bem está nos planos de muitos brasileiros. Conforme a Pesquisa Radar, feita pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), entre o final de novembro e início de dezembro de 2023. Segundo o levantamento, para 2024, 31% dos entrevistados teriam a intenção de comprar imóvel, sendo este o maior desejo para este ano.

 

Dessa forma, o primeiro passo na hora de adquirir casa ou apartamento é aprovação do financiamento. O primeiro passo nesse caso é fazer uma simulação de financiamento, para saber se a pessoa tem as condições de compra necessárias.

 

A simulação é feita com base nas informações do cliente e do imóvel, como renda familiar, localização do imóvel, valor do imóvel e outras informações importantes. A partir disso temos uma previsão do valor da entrada e do financiamento, bem como o número de parcelas e quanto será o valor da primeira e da última prestação.

 


Quais os documentos necessários?


Para dar andamento no financiamento, os futuros moradores precisam apresentar os seguintes documentos: RG e CPF ou mesmo a carteira nacional de habilitação, comprovantes de renda, comprovante endereço atualizado, certidão de nascimento ou casamento e declaração de imposto de renda (se você faz a declaração todo ano).

 


É necessário dar um valor de entrada?


Geralmente é necessário dar algum valor de entrada, pois os Bancos financiam apenas até 80% do valor, se a renda do cliente comportar. Neste caso a entrada será de 20% do total do imóvel. Quanto maior a renda, maior fica o financiamento e menor será a entrada. Se a renda for mais baixa, o financiamento é menor e consequentemente a entrada é maior.


Em alguns casos, seu Corretor de Imóveis pode conseguir reduzir o valor da entrada, conforme experiência no mercado imobiliário e com os financiamentos bancários talvez ela saiba de alguns macetes, nesse caso, procure um profissional confiável e experiente.

 


Posso usar o FGTS como parte do pagamento?


Sim. O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), que é um valor depositado mensalmente para trabalhadores do regime CLT, pode ser usado como entrada para o financiamento. Para isso, o cliente precisa ter, pelo menos, três anos de carteira assinada (que não precisam ser consecutivos) e não pode ter outro financiamento de imóvel ativo. Se a pessoa tiver outra casa ou apartamento na mesma cidade em que quer adquirir outro imóvel, não será permitido o uso do valor.

 


O que prejudica a aprovação do financiamento?


O principal empecilho para que o financiamento seja aprovado é o endividamento do cliente, conforme o resultado das consultas realizadas pela Caixa Econômica Federal. A renda não pode estar comprometida com outros financiamentos, como carro, parcelamento no cartão de crédito e empréstimos consignados. Isso pode atrapalhar a aprovação. A Caixa aprova um valor de financiamento com prestações que não comprometam mais de 30% da renda do cliente.



Ficou com alguma dúvida?

Clique aqui e entre em contato!

Compartilhe: