Adalberto Lentz Imóveis Novo Hamburgo

Adalberto Lentz Imóveis Novo Hamburgo

Quais são os custos adicionais para comprar um imóvel?

Além dos custos já conhecidos do financiamento como seguros, juros e correção monetária, existem as cobranças feitas pelo cartório para documentação, registros, escritura e o famoso Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).


Na compra de um imóvel, além do valor pago pelo bem, sempre há despesas extras envolvidas, como taxas e cartório. Geralmente, esse excedente pode girar em torno de 3% a 10% do valor do imóvel – depende de algumas variáveis, como se o imóvel será comprado à vista ou financiado, e também se o imóvel é o primeiro adquirido da pessoa ou não.


 Abaixo seguem os principais custos envolvidos na compra de um imóvel.



Emissão de certidões


Para realização das transações de venda, é necessário emitir certidões para analisar a situação do imóvel e do vendedor, visando garantir a segurança do negócio, geralmente, a menos que haja um acordo formal entre as partes, quem arca com estas despesas é o comprador.

Estas despesas ocorrem logo no início do processo de compra.



Banco


Quando a compra é através de financiamento bancário, além da parcela do financiamento e os juros bancários, os Bancos cobram também outras tarifas para realizar o processo de financiamento imobiliário.


A tarifa para Avaliação do imóvel é um processo realizado pelos bancos, referente à vistoria do bem e de toda a documentação necessária para liberação do crédito imobiliário.

A taxa de avaliação do imóvel é obrigatória e o valor dessa tarifa pode variar de acordo com cada banco.

Essa taxa deve ser paga logo no início do processo.

Além da tarifa para avaliação do imóvel, os Bancos ainda cobram um seguro e uma taxa de contrato, o valor destas despesas pode varia de acordo com cada Banco.



Escritura pública


Quando se trata de uma compra à vista, será sempre necessário a confecção de uma escritura em um tabelionato de Notas.

Este documento comprova a transferência do imóvel de um proprietário para o outro e só é necessário no caso de compra à vista, uma vez que, na compra financiada, o contrato de financiamento bancário equivale à escritura. 

O valor da taxa é tabelado e varia de acordo com a faixa de preço do bem. 



Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI)


O ITBI é uma tributação gerada e cobrada pelo município onde o imóvel está localizado no momento de uma transação de compra e venda.

O valor varia em cada cidade, mas normalmente fica entre 2% e 4% do valor do bem.



Registro de Imóveis


Após a formalização da transferência via escritura ou financiamento, é necessário registrar o imóvel em nome do comprador.

Esse procedimento é o único que garante ao comprador a posse da propriedade e deve ser realizado apenas no Cartório de Registro de Imóveis competente à região em que o imóvel está localizado.

O valor dessa taxa varia de acordo com a faixa de preço do imóvel escolhido. Para aqueles que estão comprando o primeiro imóvel, é garantido pela Lei 6. 015/73 (Lei de Registros Públicos), em seu artigo 290, o direito de pagar apenas metade do valor da taxa de registro de escritura desde que comprovado a aquisição do bem para fins residenciais e financiado pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH).



Reforma e benfeitorias


Outros gastos com a compra de um imóvel são os de preparação do seu novo lar. Ou seja, você terá gastos com: mudança, móveis novos, decoração, reformas e acabamentos, por exemplo.

Mesmo que você compre um imóvel novo, é possível que seja necessário fazer pequenas reformas para adequá-lo ao seu gosto ou às necessidades da sua família.

Compartilhe: